Correio Popular Notícia


PRESTAÇÂO DE CONTAS
Semusa realiza mais uma audiência em Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-03-15 10:10:31
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Aconteceu na manhã da última sexta-feira (11) em Ji-Paraná, mais uma audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). Na ocasião, foram apresentadas todas as receitas e despesas de todos os órgãos ligados à secretaria, referentes ao quarto trimestre de 2015.

De acordo com Renato Fuverki, secretário municipal de Saúde, os avanços obtidos ao longo desses pouco mais de três anos da atual administração, são bastante consideráveis, e seria muito importante que a comunidade e representantes dos órgãos fiscalizadores participassem das audiências públicas, mas infelizmente não estão atendendo aos convites realizados pela secretaria.

?Com muito pouco está sendo feito muito na saúde. Dos 15% mínimos de recursos que a lei exige a serem aplicados na saúde, o município aplica anualmente cerca de 22% de tudo que é arrecadado. Temos tido grandes avanços em serviços ofertados e atendimentos realizados, tanto na atenção básica quanto no Hospital Municipal?, explicou Renato Fuverki.

Segundo ele, no HM, por exemplo, foi quadriplicamos o faturamento dos procedimentos em relação a 2012. ?Agora vamos trabalhar junto ao governo federal para aumentar os repasses ao Teto Municipal da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, para que assim possamos fomentar ainda mais os atendimentos no Hospital Municipal?.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilton Mota, salientou o quanto é importante a realização desta prestação de contas à população. ?Antes de ser apresentada à população esta audiência passa pela apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Fazemos questão de sempre estar presentes em todas as audiências por entender a importância da divulgação destas ações?, comentou.

Importância da prevenção

Antelmo Ferreira, diretor do Hospital Municipal, aproveitou a ocasião para ressaltar o importante trabalho que está sendo realizado na Atenção Básica do município, e que isto reflete diretamente nos atendimentos realizados no Hospital Municipal.

?Quando o trabalho na atenção básica é intensificado, o Hospital Municipal consegue trabalhar de forma tranquila, desafogada, e isto tem sido uma realidade. Lamentamos que, órgãos como o Ministério Público, não enviem representantes às audiências para saber da realidade da saúde municipal, da aplicação dos recursos, onde e como são realizados os investimentos. A população também precisa ser sensibilizar mais e se fazer presente, pois é muito fácil cobrar, tem que vir conferir de perto a realidade?, explicou Ferreira.

Fonte:






Noticia vista 1215 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.